O Instituto Prios de Políticas Públicas e Direitos é uma organização da sociedade civil fundada em 11 de maio de 2017 na cidade de Brasília no Distrito Federal.
A idealização do Instituto nasce, em Brasília, do encontro de amigas e amigos que atuavam juntas/os em ações na defesa dos direitos humanos. Em 2016, ano de sucessivos retrocessos e perdas de direitos pela população brasileira surge o PRIOS como um local de resistência.
Embora tenha pouco tempo de existência, o PRIOS se destaca no cenário nacional devido ao histórico profissional de suas fundadoras e de seus fundadores, com mais de 10 anos de experiência em direitos humanos atuando na sociedade civil organizada e no poder executivo. A expertise maior se dá nas áreas de proteção às pessoas ameaçadas (vítimas e testemunhas, defensores de direitos humanos e crianças e adolescente) segurança pública, prevenção e combate à tortura, litigância estratégica, conflitos fundiários, povos e comunidades tradicionais, pessoas com deficiência, mulheres, lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT).
Além da capacidade de execução de projetos e convênios, outro diferencial do PRIOS é o reconhecimento da importância de ser ter, no poder executivo, instituições fortes e consolidadas para a execução de políticas públicas específicas, com orçamento, servidores públicos, tecnologia e toda a estrutura necessária, para isso faz-se necessário a defesa pública, porém política, dessas instituições de forma crítica e sensata visando a ampliação de direitos da população brasileira, a redução das desigualdades e a construção de uma sociedade justa.